Selos Mecânicos: o que são e onde podem ser utilizados?

Compartilhe:
Selos Mecânicos: o que é e onde podem ser utilizados?

Os selos mecânicos podem ser utilizados em equipamentos rotativos e podem ser aplicados em diversos segmentos industriais. Antes, para entender sobre onde utilizar um selo mecânico é preciso saber o que é esse material.

Selo mecânico nada mais é que um dispositivo mecânico de forma cilíndrica, que envolve, em sua composição, alta tecnologia e alta performance, eliminando e prevenindo vazamentos de fluídos, gases ou líquidos sob pressão na caixa de selagem ou câmera do selo, de bombas centrífugas, hidráulicas e reatores, onde o eixo que é rotativo atravessa seu corpo.

Os selos mecânicos existem para evitar a passagem ou a fuga de líquidos e gases entre o eixo rotativo e a carcaça fixa da bomba. É importante ressaltar que os selos mecânicos garantem vedação total, confiável e tem alta durabilidade.

Do que é composto um selo mecânico?

Um selo mecânico pode ser composto de três pontos de vedação. A parte estacionária da vedação está instalada na carcaça da bomba através de uma vedação estática que pode, ou não, ser selada com uma junta tórica ou fechada entre a parte estacionária e a caixa da bomba.

A porção rotativa desta vedação é o segundo ponto e, geralmente, está selada no eixo com um anel. É considerado estático este ponto da vedação, pois ela gira com o eixo. Já o terceiro ponto, consiste na própria vedação mecânica que é a interface entre as porções estáticas e rotativas da vedação.

Onde usar selos mecânicos na indústria?

Os selos mecânicos podem ser utilizados em diversos segmentos industriais. As áreas de atuação em que se pode utilizar os selos mecânicos são dos mais variados tipos como a indústria alimentícia, indústria cítrica, Indústria de açúcar e álcool, indústria de papel e celulose, indústria em geral, indústria farmacêutica, indústria química e petroquímica.

Exemplo de selos mecânicos para indústria

Na Vedacert você encontra selos mecânicos para diversas áreas de atuação da indústria, dentre as variadas opções, você encontra o Selo Mecânico VDRE – Cartucho Duplo Mancalizado que é aplicado em casos especiais sob consulta e serve para ser inserido em vários segmentos como química e petroquímica, farmacêutico, alimentício, entre outros. Essa peça, por exemplo, geralmente é colocada em reatores, agitadores, bombas especiais e outros equipamentos com deslocamento excessivo de eixo.

Oferecemos ainda selos mecânicos do tipo cartucho balanceado que é de construção robusta e, geralmente indicado para altas pressões e trabalhos pesados, como por exemplo: produtos de alta concentração e brix elevados. Temos também selos mecânicos de cartucho e de cartucho duplo.

Selos mecânicos de qualidade é na Vedacert

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu o que é e onde os selos mecânicos podem ser utilizados? Tem alguma dúvida em relação às áreas de atuação em que os selos mecânicos podem ser utilizados? A Vedacert conta com profissionais experientes e presentes no mercado há 20 anos e é uma empresa especializada na industrialização, recuperação e montagem de selos mecânicos e equipamentos dos mais diversos segmentos industriais. Fale com a gente, tire suas dúvidas e faça seu orçamento, nossa equipe está preparada para lhe atender.

Entre em contato conosco!