Selo Mecânico: Como identificar o modelo para um equipamento industrial?

Compartilhe:
Escolha o selo mecânico certo para um equipamento industrial

O selo mecânico pode ser utilizado em equipamentos rotativos, podendo ser aplicado em diversos segmentos da indústria. Já falamos em outro blogpost sobre o que são os selos mecânicos e onde podem ser utilizados, mas agora é importante falar sobre como identificar o modelo de um selo mecânico para um equipamento industrial.

Na busca por um selo mecânico, você pode ter dúvidas sobre sua real função e vale informar que o universo do selo mecânico é gigante, abrangendo várias áreas e diversos modelos. Com isso, vale saber que não existe um padrão de selo mecânico exclusivo que pode ser utilizado em todas as situações. Por isso, no blogpost de hoje, a Vedacert apresenta algumas dicas de como você pode identificar o modelo de selo mecânico para um equipamento industrial.

Dados essenciais para a identificação de um selo mecânico

Para que você consiga decidir qual o selo mecânico ideal para sua necessidade é preciso que alguns dados sejam levados em consideração, como por exemplo:

  • Diâmetro do eixo;
  • Modelo do selo;
  • Materiais dos componentes;
  • Qual o fluido bombeado;
  • Temperatura;
  • Pressão de trabalho.

Quando se descobre o modelo do selo mecânico, serão necessários ainda mais dados como dimensionais de alojamento e da caixa de selagem, tipo de equipamento.

Saber o código ou marca da bomba é certeza que encontrou o selo mecânico ideal?

Muitos pensam que apenas por conhecer o código ou a marca de uma bomba, tem todas as informações do selo mecânico a ser utilizado no equipamento. Mas na verdade não é assim que funciona. Isso acontece porque nem todos os códigos mostram informações como o modelo de selo e materiais e, alguns códigos, referem-se ao número de ordem de produção ou algum código interno da empresa fabricante daquele determinado selo mecânico.

No entanto, sempre que você estiver procurando por um selo mecânico para um equipamento da sua indústria, é importante ter as informações essenciais sobre o mesmo ou mesmo as informações adicionais para que seja possível ser feita a identificação do selo mecânico ideal para seu equipamento.

Quais os tipos de selos mecânicos para indústria?

Na Vedacert você encontra selos mecânicos e selos mecânicos especiais para várias áreas de atuação do mercado que se propõe todos os tipos de selagem, desde os mais simples até o mais complexo e todos são desenvolvidos conforme a necessidade da aplicação e do equipamento em questão.

Oferecemos também, selos mecânicos do tipo cartucho balanceado que é de construção robusta e, geralmente indicado para altas pressões e trabalhos pesados, como por exemplo: produtos de alta concentração e brix elevados. Temos também selos mecânicos de cartucho e de cartucho duplo.

Selos mecânicos de qualidade é na Vedacert

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu quais as informações você precisa ter para escolher o selo mecânico ideal para o equipamento da sua indústria? Ficou com alguma dúvida em relação a este assunto? A Vedacert conta com profissionais experientes e presentes no mercado há 20 anos e é uma empresa especializada na industrialização, recuperação e montagem de selos mecânicos e equipamentos dos mais diversos segmentos industriais. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os selos mecânicos e suas áreas de atuação na indústria. Esperamos por você!

Entre em contato conosco!